Energia solar x outras fontes renováveis

Muito se fala sobre a importância de buscarmos energia em fontes renováveis, mas nem todo mundo sabe o que e quais são essas fontes e, porque, a energia solar é considerada a melhor delas.

Fontes renováveis de energia são aquelas que se renovam naturalmente ao longo do tempo, sendo consideradas sustentáveis e inesgotáveis em uma escala de tempo humana. Elas derivam de processos naturais, como a luz solar, o vento, a água em movimento, o calor interno da Terra e biomassa e, possuem um impacto ambiental menor em comparação com fontes de energia não renováveis, como o carvão, o petróleo e o gás natural.

Sabendo disso, qual a diferença da energia solar para as principais fontes de energia e porque ela é mais vantajosa?

Energia Solar x Energia Eólica: Ambas são fontes de energia renovável, mas a energia eólica gera eletricidade capturando a energia cinética do vento, enquanto a energia solar captura a energia do sol.

Embora a energia eólica possua diversos benefícios, a principal vantagem da energia solar é que ela é mais previsível e confiável, visto que a energia é captada até em dias nublados, enquanto a eólica exige certa intensidade de vento.

Energia Solar x Energia Hidrelétrica: A energia hidrelétrica utiliza a energia da água em movimento para gerar eletricidade. Contudo, são necessários grandes reservatórios de água, geram diversos impactos ambientais associados à construção de barragens, como destruição de habitats naturais, emissões de gases de efeito estufa a partir da decomposição de árvores e plantas ao redor do reservatório de uma usina, risco de extinção de espécies e rompimento de barragens.

Energia Solar x Biomassa: A biomassa envolve a queima de materiais orgânicos para gerar energia. Porém, esse processo libera emissões de carbono diretamente durante a geração de eletricidade, além de causar desmatamento e ter sua eficiência reduzida.

Energia Solar x Energia das Ondas e Marés: A energia das ondas e marés utiliza o movimento das ondas ou das marés para gerar eletricidade. Entretanto, ela necessita da proximidade de corpos d’água, que não estão disponíveis na maioria dos locais, além de ter um custo de instalação muito elevado.

A escolha entre essas fontes renováveis depende das características geográficas, condições climáticas, custos locais e metas de sustentabilidade de uma determinada região.

Porém, a energia solar se torna completa e a melhor em custo-benefício, considerando acessibilidade, facilidade de implementação, valores e sustentabilidade.